terça-feira, 30 de junho de 2009

TV Digital e algumas observações

Bem, é de fato que a qualidade da TV Digital haverá de mudar o ritmo do consumo de televisão no Brasil(nem aposto muito nisso,o brasileiro já é fanático (pra não dizer aluado) por televisão). Mas a chave interessante que liga modernidade à televisão em formatação digital é a interatividade.
Apesar de serem consumidores totalmente diferentes, a televisão e a internet se ligarão pela sua instantaneidade de informações e a dinâmica existente entre quem assiste e quem emite. Mas não vai ser fácil educar muitos do que vêem somente televisão aos novos comandos e funcionalidades existentes na televisão. O que é interatividade? Ver a tabela do campeonato em tempo real enquanto assiste o campeonato do seu time ou conhecer os personagens da novela enquanto ela está sendo trasmitida. A inclusão digital precisará de um novo ramo: o televisivo... :)

Há espaço para se comentar, também, que televisão se vê em grupos, normalmente. Com quem ficará o controle remoto? Se os irmãos forem de times diferentes, ou se a mãe quiser ver a receita da Ana Maria novamente enquanto o menino quer assistir o desenho animado como ficará as relações sociais divididas?


Para ampliar a dificuldade, as empresas que estão fabricando o chamado set-top-boxes, ou os conhecidos popularmente por 'conversores', não estão fabricando com o middleware Ginga, ou seja, com o sistema operacional capaz de ler a interatividade da TV Digital. Resumindo: quem comprar os conversores agora vão apenas ver sinal de qualidade, sem possíveis interatividades. E já tá tendo transmissão interativa? Não, as emissoras não estão vendo como lucrar, ainda, e estão à procura de patrocínios para bancar o custo de elaboração de programas (Aliás, o CESAR aqui em Recife é um dos exportadores de programas para tv digital no Brasil). Agora, já pensou em quem está comprando TV com o conversor acoplado de fábrica ter que comprar outro televisor quando as emissores começarem a transmitir seus programas? Há quem diga que o Natal e a Capa do Mundo fará os brasileiros cegos quanto a isso e estimulem a compra com o Ginga.

Mas há esperança! Alguns conversores poderão ser reprogramados quando o GINGA estiver ao alcance de todos. Mas não são todos os conversores que estão sendo vendidos no mercado que poderão ser reprogramados posteriormente, porque ele precisa de bastante espaço no conversor (64Mb) e mais o espaço da interatividade. Por exemplo, a criada pela Globo para a novela "Caminho da Índias", tem 2Mb, transferidos interalmente para o conversor.

Isto não é divulgado, mas ou nosso conversor poderá atualizar ou teremos que comprar outro para poder assistir interatividade daqui alguns meses. No primero caso parece ótimo, mas imagina explicar a pessoas de várias culturas e instrução como atualizar seu conversor. Acesse o site www.atualize(seiláoquê).com, baixe o pacote de atualizações, plugar no PC... etc, etc...? O usuário da televisão é diferente do da TV e muitos não participam da rede de computadores. Como ficar(emos)ão?

Boa qualidade em definições, interatividades... mas tem um pacote de mudanças que o povo brasileiro terá que conviver.... Sim, já tinha esquecido, a transmissão digital tem um intervalo de diferença de uns 2 segundos em relação à transmissão analógica... Ou seja, se seu vizinho ainda não tem conversor na TV vai gritar o gol antes de você... :D Acostume-se, aliás, em 2016 só vai ter sinal digital!

Nenhum comentário:

Postar um comentário